quinta-feira, agosto 18, 2005

Para apreciadores

O Bom Charuto

Onde Degustar
Também levando-se em conta que seus momentos de degustação podem ocorrer no íntimo de sua casa, fazenda ou escritório, cabe lembrar que os charutos tem sido associados com status, estilo e prazer de alto nível social e económico, por isso, observe alguns detalhes de como transformar sua degustação em momentos de prazer e, é claro, arma de sedução. A degustação de charutos favorece os encontros e as conversas, até mesmo entre as pessoas mais tímidas pois a ato de degustar charuto requer um tempo especialmente dedicado a ele, por isso, favorece a descontração e a aproximação das pessoas.

Acompanhamentos
Charutos não devem ser degustados durante as refeições e sim após a sobremesa, a final da refeição completa. Você verá como é extremamente relaxante acender seu charuto prefeiro depois de uma refeição, após a sobremesa. Não existe um prato ideal para anteceder a degustação de um charuto, o charuto serve como complemento à refeição. Petiscos podem ser consumidos durante a degustação, como no caso de eventos e reuniões. Haverá o gostinho do petisco em sua boca ao degustar o charuto, esse gostinho poderá se mesclar ao sabor do charuto e poderá agradar ou não, isto vai variar de pessoa a pessoa e de um tipo de charuto para outro, pois as impressões não precisam ser necessariamente iguais.

A Fumaça
É mais penetrante e aromática do que a fumaça do cigarro, assim, certifique-se de que a fumaça não está indo em direção a pessoas que se encomodem com o fato. Jamais trague a fumaça de um charuto para dentro dos pulmões, pois isto ocasionará tosses, irritações na garganta e tonturas. Charutos não foram feitos para serem tragados e sim para que os aromas e sabores das folhas sejam mesclados em sua boca. A fumaça mais consistente dos charutos permite "brincadeiras", como fazer anéis de fumaça, porém, certas ocasiões formais não permitem tais brincadeiras ou o costume de se exalar a fumaça pelas narinas, principalmente para as mulheres.

Preliminares (como cortar)
Para degustar um charuto é necessário fazer um pequeno corte na "cabeça" do charuto, ou seja, no lado que fica em contato com a boca. Alguns charutos precisam ser cortados também no lado que vai ser aceso. Para cortar corretamente seu charuto, utilize uma ferramenta própria de corte como uma guilhotina ou tesoura bem afiados. O corte correto permite que a fumaça flua corretamente do charuto para a boca, sem a necessidade de muito esforço pulmonar e com a fumaça na temperatura correta, ou seja, não muito quente. Para o corte do lado da "cabeça", procure posicionar sua guilhotina, ou tesoura, a cerca de meio centímetro da ponta, ou um pouco menos, e faça o corte. Evite cortar a "cabeça" inteira pois a folha externa de acabamento da cabeça também segura o conjunto das folhas externas que suportam todo o revestimento do charuto, e se você cortá-la, o charuto poderá se desenrolar e abrir. Não fure o charuto ao invés de cortá-lo pois o furo, além de pequeno e proporcionar pouca passagem para a fumaça, comprime o conteúdo interno do charuto e vai alterar a degustação. Usar os dentes para cortar o charuto além de deselegante tem outras desvantagens pois os dentes não são tão afiados como as lâminas de uma guilhotina ou tesoura, assim, o corte será irregular; mais um "rasgo" do que um corte, e você ficará com tabaco na boca e terá que se livrar dele.

Degustação
A fim de confirmação citamos: pessoas doentes, mulheres grávidas e crianças não devem fumar.
Certifique-se de que é permitido fumar no local. É muito importante que se mantenha um clima harmônico durante sua degustação, evitando incomodar outras pessoas com seu charuto e, lembre-se, muitas pessoas ficam realmente incomodadas com a fumaça, e isto deve ser levado em consideração. Momentos de degustação tranquila podem ser feitos em sua própria casa, porém, se você não mora só é boa idéia perguntar às outras pessoas se a fumaça as incomodaria.
Assim como em um restaurante onde seja permitido fumar, é sempre gentil e útil a fim de evitar transtornos causados pelos fortes aromas exalados pela fumaça dos charutos que se pergunte às mesas ao lado se as pessoas se importam se você acender um charuto e, caso eles se importem, evite confusão e ceda à preferência da maioria. Apesar de toda essa preocupação com as outras pessoas em volta de você, não desista! Isso fará com que suas degustações sejam ainda mais valorizadas por você. Nos eventos de degustação e nos "lounge" de charutos você poderá ter momentos agradáveis e exclusivos de degustação junto com amigos, amigas e clientes. Os locais especiais de degustação, como os "lounges", possuem um ambiente climatizado e equipamentos de reciclagem de aromas, equilibrando-os. Quando em um evento, tenha sempre por perto os acessórios úteis a uma perfeita degustação: cortador, isqueiro e porta charuto. Não se esqueça de, antes de acender um charuto, procurar saber onde está o cinzeiro. Como já citamos antes, podemos observar a qualidade de um charuto durante a degustação, assim, podemos identificar um bom charuto observando a sua cinza. Via de regra se a cinza é bem clara: ótimo. Se é preta ou amarronzada, na certa houve problemas no envelhecimento. As cinzas que alcançam entre 2 e 3 centimetros sem cair, garantem folha e cobertura de alta qualidade. Ao repousar a cinza no cinzeiro observe se a brasa da ponta se manteve ardente e nítida, isto indica densidade uniforme do miolo. Cuidado com a cinza dos charutos, elas são muito quentes e podem facilmente provocar queimaduras se tocarem a pele, cabelos ou mesmo peças de vestuário. Nunca acenda um charuto durante as refeições; faça-o após a sobremesa e com o concenso dos outros comensais. Se é você quem está oferecendo o jantar, ofereça também os charutos e um humidificador para seus convidados após a sobremesa.

Regras básicas para apreciar um bom charuto

INTENSIDADE DOS CHARUTOS
Os especialistas costumam divergir sobre a intensidade dos charutos, sendo que aquilo que é forte para alguns, pode ser médio para outros, dependendo muito da sensibilidade individual. De qualquer forma, se você consome mais de um charuto por dia, procure selecionar produtos de intensidade semelhante ou procure incrementar a intensidade ao longo do período. Nunca fume um charuto suave depois de um forte, você não perceberá, no segundo, todas as suas nuances

CHARUTOS MAIS GROSSOS OU MAIS FINOS
Os charutos mais grossos queimam mais e tendem a oferecer um sabor mais suave que os mais finos.

CHARUTOS CLAROS OU ESCUROS
A cor das capas (cobertura externa que envolve o charuto) pode variar de madura a clara. A capa possui um papel importante na definição do sabor do charuto. As capas escuras tendem a ser mais doces do que as claras.

CHARUTOS FRESCOS OU ENVELHECIDOS
Como os vinhos, os charutos também podem ser consumidos envelhecidos. Armazenados corretamente, eles podem se conservar por pelo menos 15 anos. O envelhecimento aperfeiçoa o sabor de algumas variedades.

CONSERVAÇÃO
Os produtos de tabaco de origem orgânica se deterioram com o tempo. O tabaco é um produto altamente higroscópico, ou seja, possui uma alta capacidade de absorção da umidade ambiental. O excesso de umidade pode ser extremamente prejudicial para o produto. Por esta razão, é importante mante-lo dentro de um nível de humidade entre 65 e 70 % - patamar dentro do qual se elimina o risco de ruptura por excesso de secura sem trazer o risco do produto mofar. Por esta razão se recomenda manter o produto em humidores. Pode-se comprovar a qualidade de conservação de um charuto mesmo antes de acende-lo. Coloque-o entre os dedos e exerça uma pequena pressão. Se o mesmo apresentar-se sensível ao toque e se a capa apresenta uma textura sedosa, pode-se consumir.

COMO CORTAR O CHARUTO
Use um cortador para extrair a ponta do charuto, tomando o cuidado de não desenrolar a capa. Nunca perfure o produto, o que comprime o fumo. Se deseja retirar a anilha, espere um pouco depois de acende-lo e tome cuidado para não desenrolar a capa.

Ass: Paulo Barbosa