terça-feira, setembro 27, 2005

Alteração nos Comentários

Devido aos frequentes comments publicitários automáticos, que eu me obrigava a eliminar para manter a casa arrumada, informo que, a partir de hoje, existe uma pequena alteração a ter em conta para inserir um comment:

Assim, após terem escrito o comentário, e antes de clicarem no botão Publish, é-vos pedido para transcreverem um conjunto aleatório de letras, como a imagem abaixo exemplifica. O objectivo é impedir os comments automáticos.




Corajosa a minha medida de eliminar os comentários publicitários: os únicos que por cá existem!

(os mais habitués perdoem a explicação exaustiva...)

Ass: Raul Pereira

segunda-feira, setembro 26, 2005

Bem vinda à blogosfera...

Desculpem mas não resisti... E por isso quero dedicar este post ao nosso querido Rui Felgueiras!

Com que então a tua patroa já tem blog? Vale a pena uma visita, gargalhada garantida:

http://fatima-felgueiras.blogspot.com

Ass: Raul Pereira

segunda-feira, setembro 19, 2005

Contratos Colectivos de Trabalho

Publico aqui um excerto de um post que já publiquei no meu blog pessoal em Agosto do ano passado. Nesse post, referia-me às instrumentações colectivas de trabalho, como exemplo supremo de normas jurídicas obsoletas, antiquadas e desenquadradas da realidade económica e empresarial.

O contrato colectivo de trabalho celebrado entre a ARESP / FESAHT prevê a obrigatoriedade de atribuição de alimentação em espécie aos trabalhadores de estabelecimentos hoteleiros. Por incrível que pareça, a última revisão foi publicada em BTE em 2004 (não em 1970)! O nível de detalhe é impressionante e, relativamente à ementa de direito, lê-se numa das suas cláusulas:

«As refeições serão constituídas por: a) Pequeno-almoço: café com leite ou chá, pão com manteiga ou doce; b) Ceia simples: duas sanduíches de carne, ou queijo; e 2 dl de vinho, ou leite, ou café com leite, ou chá; c) Almoço, jantar e ceia completa: sopa ou aperitivo de cozinha, peixe ou carne, pão, 2 dl de vinho, ou uma cerveja, ou um refrigerante, ou água mineral, ou leite, fruta ou doce.»

Pensei seriamente colocar à federação sindical algumas questões… no caso das alternativas fornecidas, a quem cabe a decisão? Se, ao pequeno-almoço, o trabalhador só quiser café, também tem de levar com o leite? As sanduíches de carne podem ser de porco, que é mais barato? Porquê o queijo e não o fiambre? O pão pode ser de ontem? E em caso de acidente de trabalho, é necessário bufar ao balão?

Ass: Raul Pereira

sábado, setembro 17, 2005

Segurança no Trabalho

Perdoem a arrogância os nossos coleguitas ismaiatos do curso de Segurança no Trabalho, mas era área também é nossa. E, como tal, cá ficam os awards 2005 relativos ao tema:

Prémios Segurança no Trabalho

Prémios ainda não homologados pelo ISHST.

Ass: Raul Pereira

quinta-feira, setembro 15, 2005

Sport TV

Exmos. Srs,

Sou assinante da SportTV há mais de três anos porque sou um amante do fenómeno desportivo e, em particular de futebol. Até agora, a SportTV tem sido caracterizada por um elevado padrão de qualidade nas suas transmissões, o que tem justificado a minha manutenção como assinante.
Jogos da liga inglesa, italiana, espanhola e jogos de top do futebol nacional sustentam a minha opinião. No entanto, fui informado que a SportTV tenciona transmitir no próximo fim-de-semana um jogo que opõe os dois últimos classificados da Liga portuguesa (Benfica e União de Leiria), o que considero um atentado aos padrões anteriormente definidos por vós, em que a selecção de jogos com equipas de top era o garante da qualidade das transmissões. O que se seguirá? Um Desportivo de Chaves - Moreirense? Um Desportivo das Aves - Portimonense? Ou um Sandinenses-Caçadores das Taipas?

DESEJAMOS TODOS UMA TELEVISÃO MELHOR

quarta-feira, setembro 14, 2005

Teoria da Conspiração

Para os amantes de uma boa teoria de conspiração, cliquem no link abaixo. Liguem o som, pois a banda sonora também vale a pena.

9-11 The Ultimate Truth

Ass: Raul Pereira

Para desopilar...

... deste stress que nos entope as veias:

Apareçam este Sábado à noite no Parque da Cidade do Porto, junto ao edifício transparente, e assistam ao Porto Sound 2005, este ano com a presença, entre outros, dos Pluto e Clã.

Eu lá estarei. Levo GPS.

Ass: Raul Pereira

quinta-feira, setembro 08, 2005

Conselho Cinematográfico # 2

Há uns tempos, aconselhei um drama.
Desta vez, vi em DVD um filme de 1998 intitulado "The Big Lebowsky", com Jeff Bridges no peculiar papel principal. Uma espécie de comédia num enredo tipicamente Tarantino. Realizado por Joel Coen. Divinal.

Ass: Raul Pereira

quarta-feira, setembro 07, 2005

Santiago de Compostela

Regresso de umas mini-férias de um par de dias. Confesso que quando fui convidado para este destino, fiquei um pouco desconfiado, pois esta cidade galega é conhecida unicamente pelo seu turismo religioso. O que é (acreditem!) uma visão muito redutora.
Que alma tem a labiríntica zona histórica medieval, de muitos quilómetros quadrados. O nirvana aqui atinge-se depois do pôr-do-sol. Uma vida nocturna como poucas conheço: gente bonita, jovem e simpática, sensual mas descontraída, alternativa, acomodando-se nas dezenas (senão centenas) de bares rústicos à porta aberta onde de tudo se bebe e come. Tudo isto debaixo das sombrias e longas arcadas que têm os seus próprios mistérios...



Uma séria alternativa para aqueles, como eu, que já não têm saco para discotecas da moda a debitar decibeis, apinhadas de contra-senso: canalhita a cheirar a leite e com as hormonas aos saltos.

Ass: Raul Pereira

quinta-feira, setembro 01, 2005

Diferenças entre Sexos

Como profissionais da gestão de pessoas em contexto de trabalho, convém ter presente que cérebros masculinos e femininos funcionam de forma diferente. Assim, lembrei-me de partilhar aqui uma experiência, ainda que do contexto pessoal, mas que acredito ser exemplificativa.

A minha adorada companheira é uma mulher cuidadosa, que tem a atenção em manter, de uma forma minimamente regular, o contacto com os seus amigos. Como tal, de quando em vez, lá faz os telefonemas da praxe, para «dizer um olá», não contribuindo para o esfriamento das suas relações de amizade. Um dia destes, aconselhou-me a fazer o mesmo, pois tendo eu 4 ou 5 verdadeiros amigos, às vezes, passam-se meses sem nos falarmos. Só o faço (e eles também) quando preciso, quero ou me apetece dizer algo.

Tentei salientar a teoria da selecção natural, isto é, se mesmo sem contacto regular, as minhas amizades continuavam também a durar ao longo dos longos anos, seria talvez porque tinham conteúdo e sentido ou, se calhar, seria simplesmente porque tinha de ser assim. Confiava no tempo para as seleccionar. E que por isso, percebendo as vantagens dos cuidados e atenções, não me fazia muito sentido estar, metodologicamente, com 'trabalho a promover' relações. Para além de ser preguiçoso e distraído o suficiente para não o conseguir.
Escusado será dizer que, assim como menos com mais dá menos, ganhou a posição feminina e eu, após dois dias de reflexão, dou comigo a telefonar a um grande amigo, daqueles de duas décadas e com quem não falava há 3 ou 4 semanas. Transcrevo, fidedignamente, o diálogo:

Eu - «Atão, boiola? Tá tudo?»
Ele - «Tá tudo, pá! Atão que se passa?»
Eu - «Não se passa nada, tava só a ligar a saber se tavas fixe...»
Ele - «Olha, bai-te f***r atão! Não tens que fazer, moço?»

Ass: Raul Pereira